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cuida-te bem

A chave para resolver muitas situações do dia-a-dia como uma gripe, insónias ou a falta de ânimo pode estar à nossa volta: a Natureza. Com a Natureza podemos cuidar da casa, da saúde, da beleza sem segredos.

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Vitamina B1 (Tiamina): sistema nervoso, músculos e coração

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A Vitamina B1 ou Tiamina tem um papel importante no funcionamento do sistema nervoso, na regulação do metabolismo de hidratos de carbono, de gorduras, proteínas e ácidos nucleicos e transformação da energia, na manutenção do apetite e actua como factor de crescimento. É uma co-enzima vital para a respiração celular.

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A Tiamina é uma Vitamina hidrossolúvel, termolábil (destrói-se pela temperatura elevada) encontra-se numa enorme variedade de produtos de origem animal, como o leite e a gema de ovo, e de origem vegetal, como os legumes e os cereais.

 

 

Funções da Vitamina B1

A Vitamina B1 tem a principal função de manter o bom funcionamento do sistema nervoso, dos músculos, do coração e ajuda as células no metabolismo da glicose.

 

 

Carência

A falta de Vitamina B1, em doentes alcoólicos, associada ao factor álcool, pode conduzir à demência.

A carência desta vitamina na alimentação humana pode conduzir à avitaminose, apresentando diferentes quadros clínicos, incluindo a Síndrome de Wernicke-Korsakoff e o Beribéri.

 

As populações cuja alimentação é feita à base de arroz polido são afetadas pelo Beribéri, que ataca o sistema norvoso e o sistema cardiovascular. O doente apenas apresenta sintomas de confusão mental, paralisia periférica, edema das pernas e noutras partes do corpo, diminuição da massa muscular, taquicardia e aumento do volume cardíaco, dores no corpo repentinas e adormecimento dos membros atingidos.

 

 

Toxicidade

Não é comum haver excesso de Vitamina B1 no organismo pois, sendo uma vitamina hidrossolúvel, a sua excreção acontece rapidamente através da urina.

Apenas se verifica efeitos alérgicos em alguns casos de excesso de Vitamina B1.

 

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Fontes

As fontes mais ricas em Tiamina são:

  • grãos integrais como arroz, cereal, trigo
  • carne de porco, fígado, peixe, ovo, queijo
  • couve-flor, espinafre, beterraba e verduras amargas
  • frutas tais como maçã, limão, tomate e jaca.

 

 

 

 

Fontes:

  • Lieberman, S e Bruning, N (1990). The Real Vitamin & Mineral Book. Nova Iorque: Avery Group.
  • NIH office of Dietary Supplements. «Use and Safety of Dietary Supplements».
  • Fukuwatari T; Shibata K (2008). «Urinary water-soluble vitamins and their metabolite contents as nutritional markers for evaluating vitamin intakes in young Japanese women». J. Nutr. Sci. Vitaminol.
  • Bellows, L.; Moore, R. «Water-Soluble Vitamins». Colorado State University.
  • Maqbool A; Stallings VA (2008). «Update on fat-soluble vitamins in cystic fibrosis». Curr Opin Pulm Med.
  • The National Academies (2001). «Dietary Reference Intakes: Vitamins»
  • Dietary-supplements.info.nih.gov (2013). «Vitamin and Mineral Supplement Fact Sheets Vitamin A».
  • U.S. Department of Health and Human Services, National Institutes of Health. «Thiamin, vitamin B1: MedlinePlus Supplements»
  • Hardman, J.G.; et al., eds. (2001). Goodman and Gilman's Pharmacological Basis of Therapeutics 10ª ed. [S.l.: s.n.] p. 992.
  • «Pantothenic acid, dexpanthenol: MedlinePlus Supplements». MedlinePlus.
  • Dietary-supplements.info.nih.gov (2011). «Vitamin and Mineral Supplement Fact Sheets Vitamin B6».
  • Dietary-supplements.info.nih.gov (2011). «Vitamin and Mineral Supplement Fact Sheets Vitamin B12».
  •  Manual Merck. «The Merck Manual: Nutritional Disorders: Vitamin Introduction».
  • Organização Mundial de Saúde/Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (1998). Vitamin and mineralrequirements in human nutrition (PDF). [S.l.: s.n.] p. 99.
  • Rohde LE; de Assis MC, Rabelo ER (2007). «Dietary vitamin K intake and anticoagulation in elderly patients». Curr Opin Clin Nutr Metab Care.

 

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⚠️ Este post tem caráter meramente informativo. Não dispensa a avaliação por um profissional de saúde.