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Cuida-te Bem!

A chave para resolver muitas situações do dia-a-dia como uma gripe, insónias ou a falta de ânimo pode estar à nossa volta: a Natureza. Com a Natureza podemos cuidar da casa, da saúde, da beleza sem segredos.

Cuida-te Bem!

A chave para resolver muitas situações do dia-a-dia como uma gripe, insónias ou a falta de ânimo pode estar à nossa volta: a Natureza. Com a Natureza podemos cuidar da casa, da saúde, da beleza sem segredos.

Vitamina B1

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A Vitamina B1 ou Tiamina tem um papel importante no funcionamento do sistema nervoso, na regulação do metabolismo de hidratos de carbono, de gorduras, proteínas e ácidos nucleicos e transformação da energia, na manutenção do apetite e actua como factor de crescimento. É uma co-enzima vital para a respiração celular.

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A Tiamina é uma Vitamina hidrossolúvel, termolábil (destrói-se pela temperatura elevada) encontra-se numa enorme variedade de produtos de origem animal, como o leite e a gema de ovo, e de origem vegetal, como os legumes e os cereais.

 

 

Funções da Vitamina B1

A Vitamina B1 tem a principal função de manter o bom funcionamento do sistema nervoso, dos músculos, do coração e ajuda as células no metabolismo da glicose.

 

 

Carência

A falta de Vitamina B1, em doentes alcoólicos, associada ao factor álcool, pode conduzir à demência.

A carência desta vitamina na alimentação humana pode conduzir à avitaminose, apresentando diferentes quadros clínicos, incluindo a Síndrome de Wernicke-Korsakoff e o beribéri.

 

As populações cuja alimentação é feita à base de arroz polido são afetadas pelo beribéri, que ataca o sistema norvoso e o sistema cardiovascular. O doente apenas apresenta sintomas de confusão mental, paralisia periférica, edema das pernas e noutras partes do corpo, diminuição da massa muscular, taquicardia e aumento do volume cardíaco, dores no corpo repentinas e adormecimento dos membros atingidos.

 

 

Toxicidade

Não é comum haver excesso de Vitamina B1 no organismo pois, sendo uma vitamina hidrossolúvel, a sua excreção acontece rapidamente através da urina.

Apenas se verifica efeitos alérgicos em alguns casos de excesso de vitamina B1.

 

Vitamina B1.jpg

 

Fontes

As fontes mais ricas em Tiamina são:

  • grãos integrais como arroz, cereal, trigo
  • carne de porco, fígado, peixe, ovo, queijo
  • couve-flor, espinafre, beterraba e verduras amargas
  • frutas tais como maçã, limão, tomate e jaca.

 

 

 

 

 

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