Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

cuida-te bem

A chave para resolver muitas situações do dia-a-dia como uma gripe, insónias ou a falta de ânimo pode estar à nossa volta: a Natureza. Com a Natureza podemos cuidar da casa, da saúde, da beleza sem segredos.

cuida-te bem

Falta de Vitamina B2 pode causar: Queilite Angular

Cópia de Cópia de Vitamina (1).png

 

A Queilite Angular, também chamado de estomatite angular ou boqueira, é um processo inflamatório localizado no ângulo da boca uni ou bilateral, caracterizado por discreto edema, descamação, erosão e fissuras.

 

 

Causas

A Queilite Angular pode ser causada por:

  • infecção por fungos (como por exemplo Candida albicans), bactérias (como por exemplo Staph. aureus);
  • irritação (causado por exemplo próteses dentárias mal ajustadas, lamber lábios, respiração pela boca resultando em boca seca, exposição ao sol, fechamento da boca, tabagismo e pequenos traumas);
  • alergias (como por exemplo a substâncias como pasta de dente, maquiagem e alimentos);
  • deficiência nutricional principalmente carência de Vitamina B2 (riboflavina), Vitamina B9 (ácido fólico) e Ferro; e
  • imunodeficiência (HIV, diabetes mellitus, cancro e transplante).

 

 

Sintomas

Inicialmente, os cantos da boca desenvolvem um espessamento branco-acinzentado e eritema adjacente (vermelhidão). Posteriormente, a aparência usual é uma área aproximadamente triangular de eritema, edema (inchaço) e lesões cutâneas nos cantos da boca. A mucosa do lábio pode se tornar fissurada (rachada), crostosa, ulcerada ou atrofiada . Geralmente não há sangramento. Onde a pele está envolvida, pode haver rágades (fissuras lineares) irradiando do canto da boca. Raramente, a dermatite (que pode se assemelhar a um eczema ) pode se estender do canto da boca até a pele da bochecha ou queixo. Se o Staphylococcus aureus estiver envolvido, a lesão pode mostrar crostas amarelo-douradas. Na queilite angular crônica, pode haver supuração (formação de pus), esfoliação (descamação) e formação de tecido de granulação.

 

 

Tratamento

Tabela alimentos.jpg

Tendo presente que na maior parte das situações existe uma pluralidade de causas, o tratamento deve incidir sobre as potenciais causas.

Assim, em primeiro lugar, as infecções são identificadas e tratadas (como por exemplo Candida albicans, especialmente a relacionada a próteses dentárias, costuma estar presente onde há queilite angular e, se não for tratada, as feridas nos cantos da boca podem frequentemente reaparecer), para tal deve consultar um especialista medicia dentária.

Outras medidas que buscam reverter os fatores locais que podem estar contribuindo para a condição incluem melhorar a higiene oral, parar de fumar ou outros hábitos de tabaco e usar um creme de barreira (por exemplo, pasta de óxido de zinco) à noite.

Enriquecer a dieta com alimentos ricos em nutrientes principalmente Vitamina B2 (riboflavina), Vitamina B9 (ácido fólico) e Ferro.

 

Clica para voltar

 

⚠️ Este post tem caráter meramente informativo. Não dispensa a avaliação por um profissional de saúde.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.