Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

cuida-te bem

A chave para resolver muitas situações do dia-a-dia como uma gripe, insónias ou a falta de ânimo pode estar à nossa volta: a Natureza. Com a Natureza podemos cuidar da casa, da saúde, da beleza sem segredos.

cuida-te bem

Óleos essenciais podem ser diluídos em água?

Cópia de Cópia de Vitamina (Post para Instagram)

 

Hoje decidi fazer uma pausa na nossa viagem pelas Vitaminas, causas e consequências da falta ou excesso das mesmas, porque li em vários blogs e sites, incluindo de marcas bem conhecidas, que os Óleos Essenciais são maravilhosos, puros e tão naturais que até os podemos ingerir num copo de água.

Deixo aqui alguns exemplos, sem identificar as fontes por questões obvias, para exemplificar a origem da minha questão de hoje:

 

Depois de ler esta informação, em tantos locais diferentes, quase fiquei convencida, mas...

 

Será que é mesmo assim?
Será que os Óleos Essenciais podem ser diluidos em água?

 

Parecia que não fazia muito sentido e claro, a minha veia de "investigadora" falou mais alto, fui investigar.
Queres saber o que descobri? Então vem comigo...

 

Em primeiro lugar precisei perceber exatamente o que são Óleos Essenciais: 

A entidade de padronização internacional (ISO), no seu Vocabulário de Materiais Naturais (ISO 9235:2013), define Óleo Essencial como "(...) um produto obtido através da hidrodestilação ou destilação a vapor ou processamento mecânico de cascas de cítricos ou destilação a seco de materiais naturais."

Ou seja, os Óleos Essenciais são ricos em compostos voláteis extraídos de plantas aromáticas. As partes mais utilizadas são as flores, folhas, rizomas (ou raízes), frutos e cascas ou madeiras das plantas, a partir das quais se obtém o óleo por processos de hidrodestilação ou destilação a vapor ou de pressão a frio. Este modo de processamento permite preservar os compostos voláteis, isto é, as moléculas aromáticas da planta, que se evaporam facilmente à temperatura ambiente, sendo também por isso solúveis em álcool.

Apesar de se chamarem óleos, não possuem ácidos gordos na sua composição, por isso não são gorduras,

Cópia de Cópia de Cópia de Vitamina.png

no entanto, são lipossolúveis, isto é, dissolvem-se em gorduras.

 

Pois é, não são gorduras mas são lipossolúveis...

 

Se juntarmos Óleo Essencial em água, vai comportar-se como o azeite em água... Não se misturam, logo, não podem ser diluidos em água.

 

O mais importante que aprendi com tudo o que li para escrever este post é que nem todos os Óleos Essenciais podem ser ingeridos e alguns são mesmo irritantes para a mucosa digestiva e se ingeridos podem trazer graves problemas para a saúde, como por exemplo úlceras. Assim, mesmo que sejam 100% puros e biológicos, não ingiras Óleos Essenciais sem orientação de um profissional qualificado.

Os cogumelos também são 100% puros, naturais e biológicos, mas, se não souberes quais colher para ingerir, corres o risco de "acertar" nos cogumelos venenosos.

 

Em relação às dúvidas iniciais fiquei esclarecida e tu?
Agora confesso: surgiram-me muitas outras dúvidas, mas ficarão para outro post...

 

Até lá, cuida-te bem!

⚠️ Este post tem caráter meramente informativo. Não dispensa a avaliação por um profissional de saúde.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.