Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

cuida-te bem

A chave para resolver muitas situações do dia-a-dia como uma gripe, insónias ou a falta de ânimo pode estar à nossa volta: a Natureza. Com a Natureza podemos cuidar da casa, da saúde, da beleza sem segredos.

cuida-te bem

Conheces o teu cabelo?

Design sem nome (4).png

Para aprenderes a gostar do teu cabelo, tens que aprender a cuidar dele. E para saber como cuidar do teu cabelo e do que ele necessita, tens que conhecê-lo. Por isso volto a perguntar-te:

 

Conheces o teu cabelo?

 

E agora estás tu a perguntar-me: "Mas para que preciso eu de conhecer o meu cabelo?"

 

Ora bem...

Como todos sabemos, o cabelo passa por várias agressões externas no dia a dia, é normal que os fios precisem se recompor para voltar a se desenvolver e crescer normalmente.

Para isso, é preciso dar ao couro cabeludo (mais precisamente, ao bulbo capilar, de onde os fios nascem) o necessário para que o cabelo possa repor a sua massa e se manter forte até se afastar por completo da raiz.

Tudo o que comemos vai influenciar a saúde do nosso cabelo e a falta de nutrientes na alimentação irá danificar a parte interna do cabelo. E todos os produtos capilares que colocamos no nosso cabelo vai influenciar a saúde do nosso cabelo e o uso inadequado de produtos capilares irá danificar aparte externa do fio.

 

Assim,  

 

Aprender como funciona a estrutura capilar foi uma grande ajuda para perceber as necessidades do meu cabelo e que tipos de cuidados e produtos devo ter na minha rotina de cuidados capilares e com eles consegui uma boa ajuda na luta contra a queda, a falta de crescimento e estou a conseguir que fique cada vez mais bonito.

Adicionar um subtítulo.png

Basicamente o fio de cabelo é formado por três camadas: cutícula, córtex e medula.

 

cutícula é composta por várias placas sobrepostas,como as telhas de um telhado e tem como função servir de “escudo” para a camada de baixo (o córtex do cabelo) protegendo-o de agressões externas e ajudando a “segurar” água e outras substâncias dentro do fio. As placas podem estar fechadas (bem unidas umas às outras, impedindo a entrada saída de água e outras substâncias e bloqueando o acesso ao córtex) ou abertas (levantadas e afastadas, permitindo a entrada e saída de substâncias e deixando o córtex mais exposto e desprotegido).

Os maiores causadores dos danos à cutícula são os agressores externos, sejam eles químicos (como tinta, escova progressiva, permanente,relaxamento, etc.), mecânicos (secador, prancha, babyliss, pente, escova,etc.) ou naturais (poluição, sol, chuva, calor, humidade, vento, água do mar,etc.).

Quando em excesso, estes são capazes de retirar a camada protetora de gordura da cutícula e penetrar nas camadas internas dos fios,deixando o cabelo poroso e sem vida.

 

córtex é o “coração do cabelo” e é o responsável pelo volume e espessura.  

Os agentes causadores dos danos ao córtex são os agressores externos (químicos, mecânicos e naturais), que rompem a barreira de proteção da cutícula e a atingem. Porém, os efeitos negativos costumam ser mais severos.

Quando eles acontecem, eles retiram a capacidade do córtex de manter a humidade dos fios (hidratação), o que acaba deixando o cabelo mais frágil e ressecado. Por isso, os cuidados com a parte interna dos fios devem ser os mesmos que com a cutícula, ou seja, através de produtos capilares,especialmente os com ação hidratante.

 

medula é a parte central do fio, que fica sob o córtex e a cutícula. No entanto, apenas alguns fios (geralmente os mais grossos) apresentam esta terceira camada.

Não há informações sobre a sua função e a sua presença ao longo do cabelo é, muitas vezes, descontínua ou até mesmo ausente.

Design sem nome (5).png



Agora que conheces o teu cabelo, vamos pensar nos cuidados.

Até lá...

... cuida-te bem!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

⚠️ Este post tem caráter meramente informativo. Não dispensa a avaliação por um profissional de saúde.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.