Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

cuida-te bem

A chave para resolver muitas situações do dia-a-dia como uma gripe, insónias ou a falta de ânimo pode estar à nossa volta: a Natureza. Com a Natureza podemos cuidar da casa, da saúde, da beleza sem segredos.

cuida-te bem

Cogumelos Shiitake

Cópia de Cópia de Cópia de Cópia de Cópia de

Lentinula edodes

 

O shiitake é um cogumelo comestível nativo do leste da Ásia e, hoje em dia é o segundo cogumelo comestível mais consumido no mundo, incorporado desde há muito nos hábitos alimentares dos povos asiáticos. Recentemente, foi introduzido para produção e consumo nos países ocidentais.

Na China antiga, era amplamente utilizado como ativador da força vital, pois proporciona inúmeros benefícios à saúde.

 

E o que torna estes cogumelos tão especiais?

Shiitake é um dos cogumelos cultivados que oferece uma maior contribuição de fibra o que o torna perfeito para eliminar a gordura.

Além das fibras, os cogumelos shiitake têm uma composição rica em aminoácidos, proteínas, frutooligossacarídeos e β-glucanos. Também é muito rico em Vitamina B1, Vitamina B2, Vitamina B3, Vitamina B5Vitamina B6 e minerais especialmente Cobre. Isso o torna perfeito para fortalecer o sistema imunitário e combater processos inflamatórios. Por outro lado, também fornece Potássio, Fósforo, Magnésio, Ferro, Zinco, Manganês e Selênio.

 

Os benefícios destes cogumelos vão muito além da culinária.

 

Benefícios

Cópia de Cópia de Cópia de Cópia de Cópia de

Shiitake é um dos remédios mais utilizados na medicina tradicional chinesa. Dizem que graças a ele a energia vital ou chi e a energia do sangue são reforçadas. 

Um médico da dinastia Ming descreveu vários usos medicinais para este cogumelo, como remédio para problemas de fraqueza, exaustão, doenças do fígado, má circulação e doenças respiratórias.

 

Foram ainda descritos muitos outros benefícios como:

  • Ajuda a baixar os níveis de colesterol o que irá ajuda em casos de doenças cardiovasculares.
  • Os componentes β-glucano e lentinano podem retardar o crescimento de tumores e reduzir os danos causados pelos tratamentos contra o cancro.
  • Em pessoas com um sistema imunológico fraco, é muito útil. Pode fortalecê-lo e, assim, ajudar a prevenir infeções ou alergias.
  • Antioxidante perfeito para colaborar na regeneração celular e prevenir o envelhecimento precoce.
  • Inibe a queda de cabelo através da ação de revascularização e antioxidante.
  • Favorece o sistema digestivo por fornecer tripsina e pepsina.

 

É o segundo fungo mais cultivado no planeta hoje devido aos seus benefícios para a saúde. Pode aliviar processos infeciosos e combater a hipertensão, hiperlipidemia ou hepatite B. Além disso, é um grande aliado no tratamento de problemas graves como SIDA ou câncro.

 

Queres saber como podes inserir os cogumelos Shiitake no teu dia a dia?

Então não percas a próxima publicação.

Até lá...

... cuida-te bem!

 

⚠️ Este post tem caráter meramente informativo. Não dispensa a avaliação por um profissional de saúde.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.