Arriboflavinose
A Arriboflavinose ou Deficiência de Vitamina B2 é uma condição caracterizada pela falta ou ausência de reservas de Riboflavina no corpo necessárias para as atividades metabólicas normais.
Causas
Deficiência ou carência de Vitamina B2 na alimentação, doenças gastrointestinais que prejudiquem a absorção de Vitamina B2, alcoolismo, doenças hepáticas crónicas, alguns antirretrovirais, abuso de diuréticos.
Sintomas
Pode manifestar-se por glossite (inflamação da língua que fica muito vermelha ou roxa), estomatite angular (inflamação ou leões na boca e lábios), dermatite ano-genital, manifestações oculares com aversão à luz (fotofobia), cegueira noturna, fadiga ocular ou conjuntivite angular.
Em casos severos pode levar à anemia (falta de glóbulos vermelhos) e/ou dermatite seborreica (inflamação cutânea caracterizada por pele grossa esbranquiçada ou amarelada). Frequentemente está associada a outras deficiências nutricionais, como pelagra e deficiência de proteínas.
Em grávidas quadruplica o risco de pre-eclampsia, transtorno caracterizado por pressão alta e perda de proteínas na urina que pode levar a convulsões perigosas para a mãe e para o feto.
Tratamento
Ingerir alimentos ricos em Vitamina B2 como as plantas verdes, as folhas em crescimento e os rebentos. Nas sementes dos cereais e nos legumes secos existe em pequena quantidade.
As suas principais fontes são o leite, os ovos e as folhas verdes dos vegetais.
Um adulto saudável deve consumir 1 a 1,5mg por dia.